top of page

Crossfit e saúde mental

  • ecjwelter
  • 14 de fev. de 2022
  • 2 min de leitura

É de senso comum que a atividade física, em suas várias formas são de grande importância para o bem estar e a saúde das pessoas. Porém, não só a saúde física é impactada com a atividade física, mas também a saúde mental.


A prática regular de exercícios físicos ajudam a combater e a prevenir várias doenças como a depressão e a ansiedade, dois dos males que mais acometem o ser humano do século XXI.

A depressão é considerada o mal do século, atingindo 15,5% da população brasileira, o que coloca o país com uma das maiores prevalências da doença entre os países em desenvolvimento. A depressão acaba também por acarretar outros transtornos ao indivíduo, como ataques de pânico, transtornos de ansiedade, transtornos alimentares, bem como situações graves de desespero e melancolia que podem culminar no suicídio.


A depressão geralmente é percebida com muito preconceito, tanto pela vergonha quanto pela falta de informações e esclarecimentos sobre a doença. Geralmente os familiares, amigos e pessoas próximas relevam a situação e tratam a questão como um desânimo ou simples tristeza. Porém o problema da depressão é muito mais profundo que uma mera tristeza ou melancolia. Redes sociais, frustração, decepção, estresse, violência, trânsito entre outros servem como um gatilho que pode leva a pessoa a desenvolver quadros depressivos.


Por isso, reconhecer os sintomas da depressão e identificar a doença em seus estágios iniciais pode ser a chave para uma intervenção e um tratamento eficaz. Uma das ferramentas que vem se mostrando eficaz no combate à depressão são as atividades físicas, que ajudam a reduzir os efeitos da doença. A atividade física melhora o sono, aumenta a libido, regula a pressão arterial, fortalece o sistema imunológico e melhora a autoimagem da pessoa, fazendo com que ela se sinta bem consigo mesma.


A prática de atividades físicas libera dois hormônios importantes para o combate à depressão e ansiedade: dopamina e endorfina. Ambos influenciam e auxiliam a regular as emoções e o humor do indivíduo. A endorfina e a dopamina produzem efeitos tranquilizantes e analgésicos, fazendo com que a pessoa se sinta relaxada e em um estado de bem-estar psicossocial após a atividade. Estes hormônios, quando associados com outros também auxiliam na regulação da sensação de prazer, memória, atenção e na regulação do sono. A atividade física regular também auxilia na oxigenação do cérebro, fazendo com que ele pense melhor e com mais clareza.


A prática de atividade física também promove a socialização da pessoa, principalmente quando se pratica esportes e exercícios em grupo, como é o caso do CrossFit. Com aulas e treinos que duram em média uma hora e realizada em turmas, a prática do CrossFit promove a interação entre os alunos, a superação de desafios com os treinos e a estimulação do corpo e da mente para trabalhar em sua capacidade máxima. Durante a prática do CrossFit, o celular, as redes sociais, os problemas externos ficam em segundo plano. A mente fica focada na prática, promovendo consciência, concentração e foco para o momento, reduzindo a ansiedade e promovendo o bem-estar. Por ser uma modalidade flexível e adaptável, pode ser praticada em qualquer faixa etária e por qualquer grupo de pessoas, tornando-se assim um esporte inclusivo.


E ai? Bora treinar?

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post
  • Instagram
  • Facebook

©2020 por Elói Welter Jr. Criado com Wix.com

bottom of page