A importância do seu mindset
- ecjwelter
- 14 de fev. de 2022
- 2 min de leitura

Uma das coisas que mais me chamam a atenção no crossfit (e em todas as modalidades de esportes) é a maneira como o atleta encara a prática. Pois no crossfit a prática tem não somente a técnica e o esforço físico envolvidos, mas o tempo acaba se tornando um fator de desafio.
Nos WODs (Workouts of the day, ou os treinos diários) como “For time” onde o atleta realiza os exercícios propostos no menor tempo possível ou nos “AMRAP” onde o atleta deve realizar o máximo de repetições possíveis em um tempo fixo proposto, o tempo é o que determina o sucesso. A partir desse fator, constroem-se as estratégias para cada situação.
Quando eu comecei a fazer Crossfit, eu incorria em dois principais erros de estratégia: ou dava tudo de mim desde o começo, me cansava mais rápido e perdia rendimento logo; ou ia tranquilo, me poupando para não cansar, mas perdendo tempo precioso. E, em ambas as estratégias, eu acabava por olhar para o relógio com ansiedade, pois, ou estava cansado e havia todo o resto do wod (treino) para cumprir; ou estava na metade do tempo do wod, mas não havia feito quase nada.
Nesta hora entra a construção do mindset do atleta: o seu foco, a sua força mental, sua resiliência e sua motivação frente aos desafios propostos no wod. Construa uma maneira de pensar única que te mova ao crescimento e superação das dificuldades. E como faço isso?
Qual a sua meta? Por que você está treinando crossfit? O que pretende alcançar? Esse objetivo é a chave para encarar os desafios do wod e se motivar. Seja para emagrecer, ganhar massa muscular, competir, gastar energia, enfim, trace uma meta e mantenha o foco nela. E lembre-se sempre: não desista!
Se inspire! Seja com seu colega em uma competição saudável, seja no objetivo que você traçou, seja no seu atleta favorito. Encontre algo que te empurre ao crescimento e desenvolvimento. Confesso que ver a Katrin Davidsdottir falhando em 2014 no rope climb e depois vencendo o Crossfit Games de 2015 e 2016 sempre me inspira e me mostra a importância do mindset.
Se desafie, sempre! Pense em estratégias de como superar seus limites. Não conseguiu completar o wod hoje? Pense: o que deu errado? Onde será que eu perdi tempo? A barra estava muito pesada? Que tal diminuir o peso e focar em repetições mais rápidas? Falha em uma técnica específica? Peça ao coach para te ajudar (ele está ali para isso). Superar seus limites é mais do que físico, é sistêmico. É ter uma noção de evolução que motiva e te desenvolve.
Se conheça! Acho que a dica mais importante de todas é essa. Tenha noção de você, dos seus limites e de sua capacidade. Conheça seus pontos fortes e seus pontos de melhoria. Trabalhe para fortalecer e melhorar esses pontos. Se desafie dentro de suas capacidades para que possa atingir a meta inteiro.
E não limite isso somente ao mindset voltado para o crossfit. Qual o seu objetivo no trabalho? Quem lá te inspira? Há algum projeto que te desafia a executá-lo?
Seja nos esportes ou no trabalho, criar um mindset vencedor te fará um campeão na vida!






Comentários